• Notícias
  • Todos contra a violência: comunidades de fé iniciam a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de BH
Todos contra a violência: comunidades de fé iniciam a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de BH

Todos contra a violência: comunidades de fé iniciam a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de BH

“Fraternidade e superação da violência” é o tema da Campanha da Fraternidade 2018, realizada em todo o Brasil, e que começou oficialmente na Arquidiocese de Belo Horizonte neste sábado, dia 17, com um ato pela paz no Centro da Capital. 

Fiéis das muitas paróquias partiram das quatro regiões episcopais da Arquidiocese – que abrangem Belo Horizonte e outros 27 municípios da Região Metropolitana – e se reuniram na Praça Afonso Arinos. Logo depois, no início da tarde, caminharam até o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. No Santuário, uma exposição detalhou muitos trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja, um convite para que cada pessoa possa se dedicar mais à solidariedade, caminho para a paz. Atividades artísticas e culturais também integraram a programação, concluída no fim do dia, com Missa presidida pelo arcebispo dom Walmor.

Conforme explica o Arcebispo, a Campanha da Fraternidade é realizada há mais de cinquenta anos pela Igreja no Brasil. Com início na Quaresma, a Campanha contribui para reflexões de grande relevância social. Dom Walmor ressalta a importância do tema escolhido para este ano.

“A sociedade brasileira tem sofrido com as violências – da corrupção ao modo inadequado como tratamos uns aos outros. Portanto, a Campanha da Fraternidade 2018 deve envolver a todos, para não continuarmos pagando um preço muito alto em razão das muitas situações de violência”.

Para dom Walmor, o caminho rumo à paz exige que cada pessoa escute o ensinamento de Cristo que é lema da Campanha da Fraternidade 2018 – “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). “É um longo caminho, mas que precisa ser percorrido com determinação, fé e amor”, destaca o Arcebispo.

***
Com informações e foto da Arquidiocese de Belo Horizonte.