• Notícias
  • Semana Missionária mobiliza Arquidiocese de Olinda e Recife
Semana Missionária mobiliza Arquidiocese de Olinda e Recife

Semana Missionária mobiliza Arquidiocese de Olinda e Recife

A Arquidiocese de Olinda e Recife recebe de 1 a 6 de setembro a Semana Missionária que pretende acender no coração de toda a arquidiocese o ardor missionário de lançar redes em águas mais profundas e anunciar a Boa Nova. A atividade vai anteceder o 4º Congresso Missionário Nacional programado para ocorrer entre os dias 7 e 10, em Recife. 

A Semana será motivada pela mesma temática do Congresso: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, e o lema: “Meu espírito exulta em Deus, meu salvador” (Lc 1, 47).

A atividade proposta pelo arcebispo metropolitano, dom Antônio Fernando Saburido e do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) vai ser desenvolvida em todos os oito vicariatos da região. Em cada região episcopal foi escolhida uma paróquia para sediar o referido evento, que congregará todas as forças missionárias daquele vicariato.

Integrante do Comidi, a Irmã Josevânia Alves, diz que a ideia da semana é unir forças missionárias durante a atividade.

“Cada Região episcopal foi escolhida uma paróquia para a realização da ação evangelizadora que reunirá todas as forças missionárias daquele vicariato”.

Durante a Semana Missionária, as paróquias escolhidas vão receber a Cruz Missionária da Evangelização jesuítica, principal símbolo do V Congresso Missionário Americano (CAM 5) que será realizado em 2018 na Bolívia. No ultimo dia 27, animadores de missão do Vicariato Cabo acolheram a Cruz Missionária da Evangelização na paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho (PE) após um retiro.

Para o coordenador do Comidi na arquidiocese de Olinda e Recife, padre Rogério Silva, é uma alegria realizar esse momento importante.

“A Semana Missionária será um grande despertar para sermos cada vez mais uma Igreja em estado permanente de missão, conforme contempla o nosso Plano de Pastoral Arquidiocesano. É assim que nós devemos sair em missão, exultantes de alegria”, declarou.

O arcebispo, dom Fernando Saburido, ensina que a Igreja procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens.

“Devemos nos mirar nos próprios Apóstolos em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, pregaram a palavra da verdade e geraram as igrejas. Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que ‘a palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada’ (2 Tess. 3,1)”.

O 4º CMN é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife. A expectativa é que cerca de 600 pessoas representantes dos 18 regionais da CNBB e convidados de todo o Brasil participem do Congresso.

Informações completas sobre o 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN). Acesse o site das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Histórico

O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o 2º em Aparecida (SP), em 2008 e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012. Inspirada pelo exemplo do papa Francisco, em permanente estado de saída, atendendo aos anseios dos diferentes sujeitos da missão, de diversas idades e etnias (leigos e leigas, consagrados e consagradas, padres, diáconos e bispos) a vivência missionária enfoca três eixos: Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo. A programação do congresso está dividida em quatro palavras: ENCONTRAR, CONTEMPLAR, DISCERNIR e COMPROMETER.

***
Com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife.