• Notícias
  • Secretaria para a Comunicação da Santa Sé realiza sua primeira plenária
Secretaria para a Comunicação da Santa Sé realiza sua primeira plenária

Secretaria para a Comunicação da Santa Sé realiza sua primeira plenária

Teve início esta quarta-feira (03/05), no Vaticano, a primeira plenária da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé. No âmbito de suas atividades encontra-se programada para esta quinta-feira uma audiência com o Santo Padre. 

A Secretaria para a Comunicação foi instituída pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica de 27 de junho de 2015, em forma de Motu Proprio, “O contexto comunicativo atual”. O novo dicastério da Cúria Romana recebeu a incumbência de reestruturar, mediante um processo de reorganização e de anexação, “todas as realidades que, de vários modos, até hoje, se ocuparam da comunicação”, a fim de “responder sempre melhor às exigências da missão da Igreja”.

Desse modo se quer repensar o sistema comunicativo da Santa Sé. Com essa reestruturação a Sé Apostólica poderá assim servir-se do Dicastério como referente unitário da comunicação, sempre mais complexa e interdependente no cenário midiático atual.

As realidades envolvidas nesse processo são as seguintes: Centro Televisivo Vaticano, Livraria Editora Vaticana, L’Osservatore Romano, Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Rádio Vaticano, Sala de Imprensa da Santa Sé, Serviço Fotográfico, Serviço Internet Vaticano e Tipografia Vaticana.

O prefeito da Secretaria para a Comunicação e o secretário da mesma, respectivamente, Mons. Dario Edoardo Viganò e Mons. Lucio Adrian Ruiz, além de outros superiores do Dicastério, participam da plenária.

Os membros da Secretaria para a Comunicação são os seguintes: os cardeais Béchara Boutros Raï – patriarca de Antioquia dos Maronitas (Líbano) –; John Njue – arcebispo de Nairóbi (Quênia); Chibly Langlois – bispo de Les Cayes (Haiti); Charles Maung Bo – arcebispo de Yangun (Mianmar); Leonardo Sandri – prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais; Beniamino Stella – prefeito da Congregação para o Clero.

Os prelados Diarmuid Martin – arcebispo de Dublin (Irlanda); Gintaras Grušas – arcebispo de Vilnius (Lituânia); Marcello Semeraro – bispo de Albano (Itália); Stanislas Lalanne – bispo de Pontoise (França); Pierre Nguyên Văn Kham – bispo de My Tho (Vietnã); Ginés Ramón García Beltrán – bispo de Guadix (Espanha); Nuno Brás da Silva Martins – bispo auxiliar de Lisboa (Portugal).

Também três leigos fazem parte do Dicastério: Dra. Kim Daniels – consultora da Conferência Episcopal dos EUA para a Comissão ad hoc sobre a liberdade religiosa; Dr. Markus Schächter – professor de ética na mídia e na sociedade na Faculdade de Filosofia S.I. de Munique (Alemanha); e a Dra. Leticia Soberón Mainero – psicóloga e especialista de comunicação, ex-consultora do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (México e Espanha).

***
Com informações e foto da Rádio Vaticano.