• Notícias
  • #55AGCNBB: Confira os principais assuntos do segundo dia de assembleia
#55AGCNBB: Confira os principais assuntos do segundo dia de assembleia

#55AGCNBB: Confira os principais assuntos do segundo dia de assembleia

No segundo dia da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, 27 de abril, tem início a apreciação pelo episcopado brasileiro do tema central “Iniciação à Vida Cristã”, cuja elaboração ficou a cargo de uma comissão montada especialmente para sua elaboração. 

Os bispos também farão seus acréscimos ao texto durante toda a 55ª Assembleia Geral. Após apreciação e aprovação pelos bispos, o texto depois será assumido como um documento oficial da CNBB.

Durante a tarde, os bispos aprofundaram o significado dos 10 anos de aniversário da realização da 5ª Conferência Episcopal Latino Americana e Caribenha, realizada de 13 a 30 de maio de 2007, em Aparecida (SP), ocasião na qual o Papa Bento XVI esteve no Brasil.  Segundo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA), a 5ª Conferência proclamou a missão como eixo central da Igreja e convidou a Igreja a formar discípulos missionários e partir do encontro pessoal com Jesus Cristo.

Outro assunto a ser aprofundado pelos bispos, na quinta-feira, é o Projeto Pensando o Brasil: Educação. O projeto apresenta o cenário da educação no Brasil, em seus aspectos quantitativos (acesso e permanência) e qualitativos (a melhoria da aprendizagem) e propõem caminhos para superar os principais desafios que levanta: políticas públicas, orçamento para educação, gestão escolar e educação como compromisso de todos.

Além destes temas, também serão debatidos os assuntos: Novas Formas de Consagração, Novas Comunidades, Comunidades e Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s). À tarde os bispos aprofundam a conjuntura político-social brasileira.

O Blog CORDIS está em Aparecida com uma cobertura especial da assembleia no blog e em nossas redes sociais. Acompanhe!

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | #BlogCordis

***
Fotos: Blog Cordis/Paulo Dubberstein Main