• Notícias
  • #55AGCNBB: Presidente da CNBB pede oração da Igreja em todo Brasil pela assembleia
#55AGCNBB: Homilia do Cardeal Dom Sérgio da Rocha presidente da CNBB

#55AGCNBB: Presidente da CNBB pede oração da Igreja em todo Brasil pela assembleia

Em sua homilia, durante a celebração de abertura da Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional, o presidente da Conferência dos Bispos, Cardeal Sérgio da Rocha, pediu para que os fiéis em todo o Brasil orem por eles e pela assembleia, e frisou sobre a importância dos temas que serão abordados nesta edição. 

“As dificuldades não devem jamais impedir o anúncio da Palavra de Deus, o cumprimento fiel da missão Evangelizadora da Igreja, ao contrário, as dificuldades, os desafios, exigem ainda mais a proclamação firme, o testemunho fiel do evangelho, ninguém pode aprisionar a Palavra de Deus. Pela força do ressuscitado, pela ação do seu espírito, os discípulos saíram para anunciar a palavra com coragem, com esperança como devemos fazer hoje.” 

Cardeal Dom Sérgio também recordou palavras ditas pelo Santo Padre, o Papa Francisco, durante sua visita ao Santuário Nacional, em 2013: “Jamais perder a esperança e deixar-se surpreender por Deus”.

A frase foi recordada para nos alertar que a certeza de contar sempre com o amor de deus nos anima na missão bonita e exigente de evangelizar, de compartilhar alegria e a esperança do ressuscitado com todos, mais especialmente de levar a esperança aqueles que mais sofrem as consequências da atual crise politica e econômica.

Refletindo sobre o Ano Marianocelebrado neste ano de 2017, em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida, dom Sérgio nos faz refletir que somos chamados a fazer a experiência dos três humildes pescadores que encontraram a imagem, onde, em um momento de grande aflição eles foram surpreendidos pelo amor de Deus manifestado através da presença materna de Maria, representada pela sua singela imagem por eles encontrada. Com isso, a pesca se tornou abundante pela presença amorosa de Maria sinal do amor de Deus.

“Hoje, diante dos enormes desafios da missão de lançar as redes, queremos reafirmar nossa confiança naquele que nos ordena avançar para águas mais profundas, a seguir a diante com fé, esperança, jamais se acomodando ou desanimando, o amor de Deus nos anima, o amor de Deus nos surpreende, indo muito além daquilo que podemos esperar ou merecer.”

O Cardeal condenou a corrupção, alertando que não se pode tolerar e reproduzir atos aparentemente pequenos de infidelidade e corrupção no dia a dia.

“Nós rejeitamos a perda de direitos dos pobres e pequenos nas iniciativas políticas, não podemos aceitar a falta de respeito a vida e a dignidade das pessoas, repudiamos as violações da vida, como o aborto, mas não podemos ficar indiferentes as violações sofridas ao longo da vida pelos pobres e fragilizados. Seja acompanhado da busca da paz, jamais cedendo a agressividade em Palavras ou atos. Vivemos numa época marcada pela violência”

Finalizando, nos aconselhou a crer no poder do amor misericordioso, na Vitória do amor sobre o ódio, da misericórdia sobre a vingança, da paz sobre a violência, do perdão sobre o ressentimento, da vida sobre a morte.

O Blog CORDIS está em Aparecida com uma cobertura especial da assembleia no blog e em nossas redes sociais. Acompanhe!

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | #BlogCordis

***
Fotos: Blog Cordis/Paulo Dubberstein Main