• Notícias
  • Papa nomeia novo bispo para a diocese vacante de Palmeira dos Índios (AL)
Papa nomeia novo bispo para a diocese vacante de Palmeira dos Índios (AL)

Papa nomeia novo bispo para a diocese vacante de Palmeira dos Índios (AL)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 19/12, a decisão do papa Francisco em nomear bispo para a vacante diocese de Palmeira dos Índios (AL), o padre Manoel de Oliveira Soares Filho, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dom Eliseu (PA). 

Padre Manoel de Oliveira Soares Filho

Padre Manoel nasceu em 26 de setembro de 1965, em Domingos do Campim (PA). O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário menor Santo Alexandre Saulli, em 20/02/1983. Cursou Filosofia no seminário arquidiocesano São Pio X e Teologia no Instituto Pastoral Regional, ambos em Belém (PA). Também formou-se em Ciências da Religião pela Universidade Vale do Acaraú, em 2003, e em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008. Possui pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial também pela UFPA.

Em 28/06/1992, ordenou-se diácono na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondo do Pará (PA). Ordenou-se padre em 26/09/1993, em São Domingo do Capim (PA).  Foi vigário nas paróquias Santa Luzia do Pará, em cidade homônima, Nossa Senhora da Conceição, em Ourém (PA), Sagrado Coração de Jesus, em Bragança (PA), Nossa Senhora da Piedade, Irituia (PA) e Nossa Senhora Aparecida, Dom Eliseu (PA). Exerceu as funções de Coordenador Diocesano de Pastoral, de 1996 a 2001; Desde 2000, é  membro do Conselho Presbiteral. Também é vigário geral.

***
Com informações da Assessoria de Comunicação da CNBB.