• Notícias
  • Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para a arquidiocese de São Paulo

Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para a arquidiocese de São Paulo

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 24, o padre Jorge Pierozan, atualmente pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo. A decisão do pontífice foi tomada com base no acolhimento da solicitação do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar.

Padre Jorge Pierozon nasceu no dia 10 de agosto de 1964, em Vanini (RS). Já foi circense e é sargento da reserva do Exército Brasileiro. É bacharel em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e licenciado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Foi ordenado diácono no dia 23 de setembro de 1996 na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, na capital paulista. Atuou como diácono na Capela Nossa Senhora Aparecida do Portal dos Bandeirantes e na Paróquia Santo Estevão Rei, da Vila Anastácio.

Coordenou a Pastoral Vocacional da Região Episcopal Lapa durante os anos de 1995 e 1996. Ao mesmo tempo foi secretário regional do Curso de Teologia para Agentes de Pastoral. Foi ordenado sacerdote no dia 24 de maio de 1997, na Paróquia São Brás de Vanini, sua terra natal.

Foi pároco da Paróquia Santíssima Trindade, Setor Rio Pequeno, de 1997 a 2010 sendo, então, transferido para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Setor Butantã, onde é pároco atualmente. Padre Jorge exerceu – por pouco mais de dois anos – até 31 de março do corrente ano, a função de Vigário Episcopal para a Região Lapa.

Atualmente é o Vice-Presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil; Assistente Eclesiástico para a Comunidade “Voz dos Pobres”; membro do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de São Paulo e é Vigário Geral para a Região Episcopal Lapa desde janeiro de 2015.

***
Com informações da Assessoria de Comunicação da CNBB.