• Notícias
  • Papa Francisco nomeia arcebispo para Aracaju

Papa Francisco nomeia arcebispo para Aracaju

O Papa Francisco nomeou dom João José Costa, atual arcebispo coadjutor.

O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese, apresentada por dom José Palmeira Lessa.

Dom João José Costa

natural do município de Lagarto-SE, filho de Noêmia Lima de Menezes e Francisco Barbosa da Costa (in memoriam). Nasceu no dia 24 de Junho de 1958. É o 13º filho de um total de 18 irmãos.

A vontade de seguir a vida sacerdotal foi impulsionada já nos primeiros momentos de sua infância, colaborando, em sua capela, que é dedicada a Santa Catarina de Sena, à evangelização e, aos domingos, celebrava o culto dominical.

Como sua família residia no Povoado Cajazeiras, no ano de 1978, Dom João deixou essa localidade e foi residir no centro da cidade de Lagarto, para continuar seus estudos de primeiro grau no Colégio Laudelino Freire. Nesse período, trabalhou como sacristão da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, cujo Pároco é o atual Bispo da Diocese de Propriá, Dom Mário Rino Sivieri. Concluídos os estudos do primeiro grau, no ano de 1982 foi morar na cidade de Camocim de São Félix-PE para estudar o 2º grau já como postulante da Ordem do Carmo.

Apresentado à Ordem do Carmo pelo então Monsenhor Mário, decidiu entrar nela. Já na Ordem do Carmo, iniciou o noviciado 1985, fazendo os primeiros votos em 1986 e em 1988 fez seus votos perpétuos.

Concluiu os estudos filosóficos em Brasília no Seminário Nossa Senhora de Fátima e iniciou os estudos Teológicos em São Paulo no Instituto Teológico de Estudos Superiores (ITESP), concluindo-os em Recife, no Instituto Franciscano de Olinda (IFTO). É Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará em Sobral.

Foi ordenado Sacerdote em 12 de dezembro de 1992; nomeado conselheiro Provincial dos Carmelitas em 1993. Ainda em 1993, foi enviado ao Convento de São José, de Princesa Isabel, sendo nomeado Administrador Paroquial das Paróquias Divino Espírito Santo, em Manaíra e Santa Teresinha, em Jurú, na Paraíba. Em 1996 foi novamente eleito Conselheiro Provincial e em 1999 foi escolhido Provincial da Ordem, sendo reeleito em 2002. Após o seu mandato como provincial, foi enviado a São Cristóvão/SE, onde assumiu as funções de Prior e ecônomo do Convento do Carmo.

Foi Conselheiro, Prior do Convento do Carmo e formador do postulantado em São Cristóvão,SE, sendo também Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Vitória. Nesse período, prestou assistência espiritual na Fazenda da Esperança em Lagarto, SE.

Em 7 de janeiro de 2009 foi eleito Epíscopo pelo papa Bento XVI para a Diocese de Iguatu, Ceará, e ordenado Bispo no dia 19 de março de 2009, em sua cidade natal, pelas mãos do senhor Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa. Escolheu como lema para seu episcopado “Servo por Amor”.

Permaneceu na Diocese de Iguatu por pouco mais de 5 anos. Lá realizou inúmeras atividades, entre as quais a assembleia diocesana de 2013, que teve como tema “Lembra-te, Diocese de Iguatu: permanecendo em mim produzirás muitos frutos”. Tomou posse nessa Diocese no dia 18 de abril de 2009.

Na manhã do dia 5 de novembro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco para Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, sendo apresentado à comunidade Arquidiocesana no dia 4 de janeiro de 2015, em missa campal em frente à Catedral Metropolitana de Aracaju.

***

Com informações da Arquidiocese de Aracaju e da Sala de Imprensa do Vaticano.