• Notícias
  • Papa convoca consistório para o voto sobre algumas causas de canonização
Papa convoca consistório para o voto sobre algumas causas de canonização

Papa convoca consistório para o voto sobre algumas causas de canonização

O Papa Francisco convocou um Consistório Ordinário Público para a Canonização de vários Bem-aventurados. Entre eles, Francisco e Jacinta Marto, videntes de Fátima. 

O consistório é a reunião de cardeais e o que foi convocado agora é um consistório ordinário, que reúne os cardeais que residem em Roma e será realizado três semanas antes da viagem do Pontífice a Fátima, programada para 12 e 13 de maio, por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Figuram também outros processos de canonização, entre os quais o dos chamados “protomártires do Brasil”: o sacerdote português Ambrósio Francisco Ferro e André Soveral, além do leigo Mateus Moreira e outros 27 companheiros. Os martírios tiveram lugar a 16 de julho de 1645 e 3 de outubro de 1645, nas perseguições anticatólicas do século XVII, por tropas holandesas.

E os menores Cristobal, Antonio e Juan estiveram entre os primeiros evangelizadores dos franciscanos e dominicanos logo depois da conquista. Foram cruelmente assassinados por seus conterrâneos porque, em nome da fé católica, rejeitavam a idolatria e a poligamia: Cristobal morreu em 1527, Antonio e Juan em 1529. Foram beatificados por S. João Paulo II em 6 de maio de 1990, na Basílica de Guadalupe, durante a sua segunda visita pastoral ao México.

Também Faustino Míguez, sacerdote escolápio, Fundador do Instituto Calasancio das Filhas da Divina Pastora; e Angelo da Acri (nome de batismo: Luca Antonio Falcone), sacerdote da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

 

***
Da Redação, com informações do Portal Zenit.