• Notícias
  • Fiéis do Rio de Janeiro participam de romaria arquidiocesana ao Santuário Nacional
Fiéis do Rio de Janeiro participam de romaria arquidiocesana ao Santuário Nacional

Fiéis do Rio de Janeiro participam de romaria arquidiocesana ao Santuário Nacional

O Santuário Nacional de Aparecida recebeu neste sábado, 26 de agosto, a tradicional romaria anual da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Os fiéis vindos de diversos lugares da cidade se reúnem na casa da Mãe Aparecida desde 1902, completando 115 anos de peregrinação.  

O tema deste ano é “Nossa Senhora Aparecida acolhe as famílias”, que está em sintonia com o Plano Pastoral de Conjunto que dedicou 2017 como Ano da Família na Arquidiocese, além do Ano Mariano em nível nacional. A Igreja particular do Rio também aproveita este momento para celebrar os 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil às margens do rio Paraíba do Sul.

A programação oficial do grupo começou bem cedo, às 7h da manhã, com o encontro dos fiéis na Tribuna do Papa Bento XVI para a recitação do Terço de Nossa Senhora, com a presença do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, dos bispos auxiliares e de todo o clero.

Na celebração eucarística das 9h, no Altar Central da Basílica, bispos, padres, religiosos, seminaristas, lideranças pastorais e fiéis da Arquidiocese do Rio celebraram ação de graças e como gesto concreto deste ano ofertaram ao Deus de Misericórdia, pela intercessão da Virgem Maria, todas as famílias, em especial, as do Rio de Janeiro, representadas pelos fiéis da cidade que partiram rumo à Aparecida em mais de mil ônibus, segundo dados divulgados pela Coordenação de Pastoral.

“O tema deste ano nos faz olhar para a vida da Bem-Aventurada Virgem e ver que ela como Mãe, zela por nossas famílias. Foi assim que aconteceu na própria vida de Maria, pois, quando soube que sua prima estava grávida logo se colocou apressadamente a região montanhosa para ajudar Isabel em suas necessidades. Assim, Maria se coloca ao lado daquela família. Nas Bodas de Caná, Maria vê que acabou o vinho na festa de casamento. Que vexame passaria aquele casal, mas, Maria olha para a necessidade daquele lar e logo se coloca em prontidão para interceder ao seu Filho. Nas nossas casas e nas nossas famílias, quantas vezes pedimos que pela intercessão dela tudo seja alcançado para o bem daqueles que amam à Deus. Maria nos ama, Maria nos acolhe e olha por cada um de nós”, afirmou Dom Orani.

A Missa foi presidida pelo Cardeal Tempesta, que falou da sua alegria por mais uma vez estar na casa da Mãe Aparecida com a tradicional Romaria, celebrando junto de tantos romeiros do Brasil. O arcebispo recordou ainda os 40 anos de existência e o Dia Nacional da Pastoral do Menor – celebrado em 27 de agosto. Inspirado pelo Evangelho do dia (Mt 23,1-12), Dom Orani ressaltou o versículo 8, que diz: ‘Em Cristo somos todos irmãos’.

“A Palavra de Deus na leitura e no Evangelho de hoje nos mostra a importância e o grande significado da família que é temente e que caminha no Senhor. Demonstra-nos que temos que trabalhar ainda mais para que as famílias permaneçam unidas e tenham cada vez mais abertura à vida e ao núcleo familiar para que essa presença de família cristã transforme a sociedade. Diante de um mundo que muitas vezes o xenofobismo aparece e que os nacionalismos são colocados para fechar portas e fronteiras, nós somos chamados a viver o que nos diz o Evangelho: ‘Em Cristo somos todos irmãos’. Nesse sentido, a Palavra de Deus também nos prepara para a próxima Campanha da Fraternidade, cujo lema é esse, lembrando que a superação da violência, da fome e da miséria é quando tomamos consciência que nós somos irmãos uns dos outros. Quem é irmão do outro e vive no Senhor saberá fazer bem ao outro”, destacou.

A celebração foi encerrada com a consagração à Padroeira do Brasil. Ao término da Missa os devotos do Rio de Janeiro participaram da recitação do terço pelas ruas da cidade de Aparecida e da via sacra no Morro do Cruzeiro.

“Que nossa Mãe Aparecida olhe por cada um de nós, tome-nos pelo colo e ajude cada família a viver sempre no amor, na fé e na paz. Nossa Senhora Aparecida, interceda por todos nós. Amém”, concluiu Dom Orani.

***
Com informações e foto da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.