• Notícias
  • Festa da Penha: Simpósio Mariano marca primeiro dia de programação noturna
Festa da Penha: Simpósio Mariano marca primeiro dia de programação noturna

Festa da Penha: Simpósio Mariano marca primeiro dia de programação noturna

Teve início na noite desta segunda-feira, 17, a programação noturna da Festa da Penha. O Simpósio Mariano reuniu cerca de 250 pessoas no auditório do Santuário de Vila Velha. Os presentes puderam ouvir os relatos de três convidados sobre Nossa Senhora. 

A mesa foi composta por Frei Fidêncio Vanboemmel, o pesquisador Elzenir Ferreira e a representante do Departamento de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, Ana Maria Lemos.

Frei Fidencio Vanboemmel, falou sobre a espiritualidade mariana na Ordem Franciscana. Abordou o amor e o incentivo dado a São Francisco de Assis à devoção à Nossa Senhora. Destacou ainda, o trabalho de Frei Pedro Palácios, e todo o carinho do frei com Nossa senhora das Alegrias.

O segundo componente da mesa a expor sobre a temática mariana foi o pesquisador Elzenir Ferreira. Há alguns anos ele busca conhecer por quais nomes é chamada a Mãe de Jesus. Até o momento já conta com mil títulos catalogados. Já está em contato com outros países para expandir o corpus de sua pesquisa e acredita que vai conseguir ampliar ainda mais as nomenclaturas atribuídas à virgem Maria.

Ana Maria Lemos, do Departamento de Pastoral da Arquidiocese de Vitória foi a terceira pessoa da mesa a falar e relatou sobre a devoção mariana na Arquidiocese de Vitória.

A programação noturna da Festa da Penha segue nesta terça-feira, 18, com missa para os casais a partir das 19h30, no Campinho do Convento da Penha. Na quarta-feira, 19, a programação noturna segue com apresentação do espetáculo sobre Nossa Senhora da Penha. Na quinta-feira, 20, terá apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo no Santuário de Vila Velha às 19h30 e na sexta, 21, terá a apresentação musical Cantando com Maria com o Frei Florival, Frei Paulo Cesar e Jovens de Terra Vermelha, no Campinho às 19h30.

Nesta terça-feira, 18, às 14h20, tem início o terceiro dia do Oitavário, organizado pela área pastoral Cariacica/Viana. A rádio América 690 AM, transmite ao vivo toda a celebração.

***
Com informações da Arquidiocese de Vitória.
Foto destaque Renata Rocha.