• Notícias
  • Famosa igreja do Passo em Salvador é reaberta após quase duas décadas
Famosa igreja do Passo em Salvador é reaberta após quase duas décadas

Famosa igreja do Passo em Salvador é reaberta após quase duas décadas

O trabalho minucioso de restauradores devolveu a Salvador um lugar que ficou conhecido no mundo todo por causa de um filme premiado. 

Na cidade que tem uma igreja para cada dia do ano ela se destaca. Fica no ponto mais alto do centro histórico. É também uma das mais antigas da capital baiana, inaugurada em 1736.

Mas nas últimas duas décadas a famosa Igreja do Passo não abriu suas portas porque colocava em risco a vida dos fiéis: rachaduras nas paredes, abalos na estrutura.

O principal cenário do filme “O pagador de promessas” ameaçava desabar. Foi preciso um detalhado trabalho de restauração para recuperar esse patrimônio.

“Para nós hoje é um dia de celebração porque nós conseguimos superar todos os obstáculos e entregar essa verdadeira obra de arte para a sociedade brasileira e para o mundo todo, uma vez que Salvador é patrimônio mundial”, comemorou Kátia Bogéa, presidente do Iphan.

Os azulejos das torres foram pintados à mão e vieram de Portugal. Os altares, as imagens dos santos, os quadros simbolizando passagens bíblicas, foi tudo restaurado no maior capricho.

A parte mais difícil da restauração foi reconstituir a coroa do altar-mor, onde fica a imagem de Jesus Cristo na cruz. Em 2006 ela desabou e se partiu em vários pedaços. Agora está do mesmo jeito da original construída há 280 anos.

Para sustentar os 800 quilos da coroa, seis cabos de aço foram instalados. O belo painel do forro do teto era o único pedaço da igreja mais ou menos preservado. Já em outro painel, o do coro, os restauradores precisaram remover várias camadas de tinta.

“Tirar uma pintura de cima da outra tem um trabalho mais delicado, mais criterioso, com pessoas aptas para fazer isso”, explicou a restauradora Shirley Alcântara.

Dona Vanda e dona Juçara, que moram perto da igreja, foram as primeiras devotas a conhecer o resultado da restauração.

“Eu tinha fé em Deus que eu não ia morrer sem ver essa igreja reabrir. E agora eu estou presenciando essa coisa linda e maravilhosa que é a Igreja do Passo”, disse Vanda Araújo.

“Valeu a pena esperar e agora é só comemorar e vir rezar”, afirmou Juçara Santana.

Até a escadaria da igreja foi recuperada -cenário que ganhou o mundo com o personagem Zé do Burro. Até hoje, “O pagador de promessas” é o único filme brasileiro a ganhar Palma de Ouro no Festival de Cannes.

No filme, o beato subiu os 55 degraus carregando uma cruz pesada para pagar promessa. Uma cena que ficaria ainda mais bonita se fosse gravada hoje com a igreja restaurada.

Confira a reportagem especial divulgada pelo Jornal Nacional na última, segunda-feira, 6 de fevereiro.

***
Com informações do Portal G1.