• Notícias
  • Ex-seminarista lança livro em Colatina
Ex-seminarista lança livro em Colatina

Ex-seminarista lança livro em Colatina

Pablo Castro, ex-seminarista da Diocese de Colatina no Espírito Santo, lançou na última sexta-feira, 1º de junho, na Livraria CORDIS, seu mais novo livro, “Clausura”.

O jovem escritor nasceu no município de Linhares, interior do Estado do Espírito Santo, em 1993. Pesquisador em filosofia (Mestrando) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IFCS). Foi Professor Voluntário no Projeto “Novo Mais educação na Escola” na prefeitura do Rio de Janeiro e membro do Laboratório do Imaginário Social e Educação (LISE – UFRJ). Foi Aprendiz aos 14 anos de idade na Brametal (2008). Foi Office-boy na ADCOL contabilidade (2009). Foi coordenador do projeto “Despertar o verso” na casa Marista de Semiliberdade – Vila Velha/ES (2012). Foi coordenador de Pastoral do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam-ES – 2013). Premiado em primeiro lugar na Semana de Pesquisa e Extensão da Faculdade Católica Salesiana com o tema livre “Narciso e a contemporaneidade” (SEPEX 2013). Em 2007 Iniciou o processo de discernimento vocacional aos 14 anos de idade no interior do ES e, em janeiro de 2011, aos 17 entrou para seminário, Diocese de Colatina, ficando por lá alguns poucos anos. Saiu do seminário final de 2013 ingressando diretamente na UFRJ, por meio do vestibular de transferência externa, em 2014.

Os versos deste livro fizeram parte de um jovem religioso que tratava de assuntos com a importância devida. Imaginação e criatividade ora um “vale de lágrimas”, ora “Sodoma e Gomorra” no ápice da liberdade. Não se trata de uma autobiografia nem tampouco depreciação da vida religiosa. Tratam-se de versos sem compromisso com o sagrado ou com o profano. São versos que confundem ficção e realidade. O que guarda a individualidade de um jovem envolto aos dogmas, estigmas, costumes? O poeta fingi? Não sei!! Mas os versos aqui presentes devem servir para confundir e provocar o leitor. Desconfortável a gente muda de lugar ou se adapta.