• Notícias
  • Dom Vicente Ferreira é ordenado novo bispo auxiliar da Arquidiocese de BH
Dom Vicente Ferreira é ordenado novo bispo auxiliar da Arquidiocese de BH

Dom Vicente Ferreira é ordenado novo bispo auxiliar da Arquidiocese de BH

A Igreja São José, no coração da cidade de Belo Horizonte, ficou repleta de fiéis, de vários lugares do Brasil, na manhã deste sábado, dia 27 de maio. Milhares de pessoas participaram, com grande alegria, da Ordenação Episcopal de dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, nomeado pelo Papa Francisco no dia oito de março

A celebração teve como bispo ordenante o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e como bispos co-ordenantes o arcebispo de Diamantina, dom Darci Nicioli e o bispo de Cachoeiro do Itapemirim, dom Dario Campos. Muitos bispos, de vários locais do país, e sacerdotes concelebraram a Missa, dentre eles, muitos religiosos da Congregação Redentorista, da qual dom Vicente faz parte.

Dom Walmor destacou, em sua homilia, que devemos olhar nossa Igreja como servidora e que, nesta missão, dom Vicente apresenta a nobreza do coração redentorista, em comunhão com os ensinamentos do fundador da Congregação, Santo Afonso Ligori.

“Que Santo Afonso seja a sua inspiração e que sejam muitas as alegrias de seu coração”.

Dom Walmor também falou sobre a missão de dom Vicente na Arquidiocese de Belo Horizonte, à frente do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária: “Temos consciência de nosso desafio enorme, em muitas direções, principalmente com relação às Vilas e Favelas. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, temos mais de 500 mil pessoas que moram em Vilas e Favelas e precisamos estar presentes em todas elas. Queremos enfrentar este desafio com o trabalho bonito do Vicariato Episcopal para Ação Missionária, que terá a responsabilidade de condução de dom Vicente. Tenho certeza de que nesta frente, e em outras importantes, como o acompanhamento do Vale do Paraopeba, que é uma área rural, nos vamos ter grandes avanços missionários com o trabalho de dom Vicente”.

Dom Vicente escutou as palavras do arcebispo acompanhado por padre Dalmo Barros, formador da Comunidade Redentorista e por padre Américo de Oliveira, superior provincial da Congregação Redentorista.

Após o rito da ordenação, dom Vicente abençoou fiéis e recebeu o abraço dos pais ao som do violonista Chico Lobo, que apresentou uma canção composta em parceria com dom Vicente. Emocionado, o bispo agradeceu familiares, amigos e todos os fiéis “se hoje eu pude ser convidado para vestir estas vestes de um bispo, é porque desde sempre foram costurados, em meu coração, por minha família, os valores de Deus”.

Destacando o seu lema episcopal “A caridade jamais se acabará” o novo bispo disse que quer construir não projetos para os pobres, mas construir projetos com os mais pobres, com os que mais precisam: “Estou muito feliz, sei da responsabilidade do trabalho, mas ao mesmo tempo reconheço que Deus vai nos conduzindo. No dia de hoje, o coração fica cheio de coisas boas e peço que todos vocês rezem por mim”.

Dom Vicente Ferreira

Dom Vicente nasceu em Alegre (ES), em 21 de outubro de 1970. É graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com estágio pós-doutoral em Teologia, na FAJE, é formador dos estudantes Redentoristas de Teologia, em Belo Horizonte e autor de várias obras. Pertence à Sociedade de Estudos Psicanalistas de Juiz de Fora (MG).

Fez sua profissão religiosa na Congregação Redentorista, Província do Rio de Janeiro, em 1992. Foi ordenado presbítero em 1996. Com 25 anos de vida religiosa, monsenhor Vicente tem 46 anos de idade. Na Congregação Redentorista, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, foi Provincial da Congregação.

***
Da Redação, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Foto destaque Rafael Calixto