• Notícias
  • Dom Murilo será homenageado pelo troféu Viver SC em Santa Catarina
Dom Murilo será homenageado pelo troféu Viver SC em Santa Catarina

Dom Murilo será homenageado pelo troféu Viver SC em Santa Catarina

O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, será homenageado, no dia 5 de junho, pelo Troféu Viver SC, uma iniciativa “que valoriza os moradores e a riqueza cultural do Estado de Santa Catarina”. 

O evento, que marca o fim da quarta temporada do projeto do Diário Catarinense, acontecerá na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), em Florianópolis, Santa Catarina.

Além de Dom Murilo, o jornalista Ascânio Selene, o casal de velejadores Heloísa e Vilfredo Schurmann, o empresário Luiz Fernando Furlan e o atleta Tiago Splitter também serão homenageados.

A escolha dos agraciados é realizada pelo Comitê Editorial dos veículos da RBS, em Santa Catarina.

O Prêmio

A criatividade, o empreendedorismo e a liderança catarinense se traduzem nas personalidades dos homenageados que recebem o Troféu Viver SC.

Dom Murilo

Catarinense de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943, Dom Murilo Krieger, scj, teve a vocação sacerdotal despertada ainda quando criança. Realizou os estudos de primeiro e segundo graus no Seminário de Corupá, SC, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Após receber a Ordenação Episcopal, trabalhou com Dom Afonso até março de 1991 e com Dom Eusébio Oscar Scheid de março a junho de 1991. Nesse ano, no dia 22 de julho, assumiu a Diocese de Ponta Grossa, no Paraná.

No dia 11 de julho de 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá, no Paraná. Dom Murilo foi nomeado Arcebispo de Florianópolis em 20 de fevereiro de 2002, assumindo essa Arquidiocese no dia 27 de abril de 2002. A posse na Arquidiocese de Salvador aconteceu em 25 de março de 2011.

Em 20 de abril de 2015 Dom Murilo foi nomeado vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Murilo é autor de vários livros, escreve em revistas e jornais e tem programas na televisão e na Rádio Excelsior da Bahia, sempre com o intuito de evangelizar. Dentre as obras publicadas, destacam-se: Shalom: A Paz ao Alcance da Juventude (Loyola); O Primeiro, o Último, o Único Natal (Loyola); Com Maria, a Mãe de Jesus (Paulinas); Um mês com Maria (Paulinas); Anunciai a Boa Nova (Canção Nova); Dai-lhes vós mesmos de comer (CNBB) e Se eu tivesse uma câmera digital… (Paulinas).

***
Da Redação, com informações da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.