O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, será homenageado, no dia 5 de junho, pelo Troféu Viver SC, uma iniciativa “que valoriza os moradores e a riqueza cultural do Estado de Santa Catarina”.
O evento, que marca o fim da quarta temporada do projeto do Diário Catarinense, acontecerá na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), em Florianópolis, Santa Catarina.
Além de Dom Murilo, o jornalista Ascânio Selene, o casal de velejadores Heloísa e Vilfredo Schurmann, o empresário Luiz Fernando Furlan e o atleta Tiago Splitter também serão homenageados.
A escolha dos agraciados é realizada pelo Comitê Editorial dos veículos da RBS, em Santa Catarina.
O Prêmio
A criatividade, o empreendedorismo e a liderança catarinense se traduzem nas personalidades dos homenageados que recebem o Troféu Viver SC.
Dom Murilo
Catarinense de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943, Dom Murilo Krieger, scj, teve a vocação sacerdotal despertada ainda quando criança. Realizou os estudos de primeiro e segundo graus no Seminário de Corupá, SC, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Após receber a Ordenação Episcopal, trabalhou com Dom Afonso até março de 1991 e com Dom Eusébio Oscar Scheid de março a junho de 1991. Nesse ano, no dia 22 de julho, assumiu a Diocese de Ponta Grossa, no Paraná.
No dia 11 de julho de 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá, no Paraná. Dom Murilo foi nomeado Arcebispo de Florianópolis em 20 de fevereiro de 2002, assumindo essa Arquidiocese no dia 27 de abril de 2002. A posse na Arquidiocese de Salvador aconteceu em 25 de março de 2011.
Em 20 de abril de 2015 Dom Murilo foi nomeado vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Murilo é autor de vários livros, escreve em revistas e jornais e tem programas na televisão e na Rádio Excelsior da Bahia, sempre com o intuito de evangelizar. Dentre as obras publicadas, destacam-se: Shalom: A Paz ao Alcance da Juventude (Loyola); O Primeiro, o Último, o Único Natal (Loyola); Com Maria, a Mãe de Jesus (Paulinas); Um mês com Maria (Paulinas); Anunciai a Boa Nova (Canção Nova); Dai-lhes vós mesmos de comer (CNBB) e Se eu tivesse uma câmera digital… (Paulinas).
***
Da Redação, com informações da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.