• Notícias
  • Dois novos diáconos serão ordenados na Diocese de Colatina
Dois novos diáconos serão ordenados na Diocese de Colatina

Dois novos diáconos serão ordenados na Diocese de Colatina

A Diocese de Colatina no Espírito Santo está em festa! No próximo dia 25 de março, os seminaristas Fábio Chagas da Silva e Irineu Claudino Sales serão ordenados diáconos pela imposição das mãos do bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. 

A missa será às 17 horas, na Catedral de Colatina. “Olhos fixos no Senhor (Hb 12/2)” é o lema escolhido pelos futuros diáconos para este momento solene e importante para toda a Igreja. Fiéis vindos de toda a Diocese de Colatina devem lotar a Catedral para acompanhar a missa.

“Estou vivendo este momento de culminância da primeira formação rumo ao ministério ordenado com um misto de sentimentos. Agora é hora de concluir uma etapa acadêmica, sair do seminário, iniciar pastoralmente em outra paróquia, preparar a ordenação diaconal, tudo isso mexe com o nosso coração. Mas, o que permanece é a alegria de estar nas mãos de Deus e poder servir a sua Igreja. Peço a todos orações para que eu possa ser cada vez mais um discípulo missionário com o espírito de Deus”. Afirmou o seminarista Fábio Chagas da Silva.

Caminhada vocacional

Para se chegar ao Sacramento da Ordem, são oito anos de estudos após o Ensino Médio (um ano de Propedêutico, três anos de Filosofia e quatro anos de Teologia). Durante o período da Teologia, o seminarista passa por alguns ritos fundamentais para o Sacramento da Ordem: Admissão como Candidato às Ordens Sacras; Ministérios do Leitorato (ou Leitor) e Acolitato (ou Acólito). Após esses ritos, o seminarista recebe, pela imposição das mãos do bispo, as Ordenações Diaconal e Presbiteral.

Após a ordenação, Fábio e Irineu vão atuar respectivamente nas paróquias São Sebastião, em Governador Lindenberg, e São Domingos, em São Domingos do Norte. Após vivenciarem o diaconato, eles devem buscar a ordenação presbiteral para se tornarem padres.

***
Da Redação, com informações e fotos da Diocese de Colatina.