• Notícias
  • As celebrações de Corpus Christi no Brasil
As celebrações de Corpus Christi no Brasil

As celebrações de Corpus Christi no Brasil

Católicos de todo o Brasil celebraram nesta quinta-feira, 15 de junho, a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Com origem no século 13, a celebração de Corpus Christi ocorre após 60 dias depois da Páscoa e celebra o mistério da transubstanciação do corpo e do sangue de Jesus em pão e vinho. 

As celebrações de Corpus Christi no BrasilUma multidão de fiéis se reuniu em frente à igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus), na Arquidiocese de Salvador para participarem da Missa campal, celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva.

“É a presença de Jesus em nosso meio. Ele não apenas é oferecido na Eucaristia, mas Ele fica em nossos sacrários, em nossas igrejas para ser adorado, para ser visitado, para ouvir nossas preces. Então, para nós é uma alegria imensa ter a presença viva de Jesus em nosso meio”, afirmou Dom Murilo.

 

As celebrações de Corpus Christi no Brasil

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a celebração de Corpus Christi teve como tema “Sois família de Deus” (Ef 2,19), justamente por conta do Ano da Família, vivenciado na Arquidiocese. Houve procissões no Centro, na Zona Oeste e em várias paróquias.

De acordo com o pároco da Catedral, cônego Cláudio dos Santos, o tema da solenidade convida cada fiel a ser sinal de um grande desejo de Deus. “Nós, como membros dessa família, devemos nos envolver para fazer acontecer a presença de Deus que começa em nossa casa, junto aos nossos familiares, mas também em nossa comunidade. Porém, acima de tudo, devemos ser um sinal desse desejo do Senhor de sermos família também com aqueles que se encontram fora da Igreja, para que todos se sintam filhos e filhas de Deus”, completou.

As celebrações de Corpus Christi no Brasil

Em Aparecida, as três paróquias da cidade (Santo Afonso, São Roque e Nossa Senhora Aparecida) juntas celebraram o Corpo e Sangue de Nosso Senhor. A procissão saiu da igreja de São Benedito, em direção à matriz Basílica para a benção do Santíssimo. Já no Santuário Nacional, a missa foi celebrada às 9h e, a procissão aconteceu nas dependências do Santuário, sendo presidida por Dom Orlando Brandes.

As celebrações de Corpus Christi no Brasil

No Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Arquidiocese de Belo Horizonte, uma multidão alegre e cheia de fé participou da celebração presidida pelo bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva.

O bispo lembrou que Jesus é o pão vivo descido do céu, “a imagem do pão, o símbolo do pão, que convoca tudo aquilo que Deus faz acontecer na vida de todo católico. Deus é vida, Deus nos alimenta, Ele cuida de nós. A sua presença na Eucaristia nos ajuda a compreender algo muito importante para a nossa vida de fé. Certamente o apóstolo Paulo compreendeu assim sua relação com Jesus Cristo, porque, num determinado momento, ele disse: “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E desse modo também, ao comungarmos o Cristo, somos assumidos por Ele. Ele nos acolhe, nos dá o seu amor para podermos amar e servir os irmãos e irmãs. Eucaristia é comunhão com Jesus Cristo, mas é comunhão, sobretudo, com os irmãos e irmãs. O nosso Deus é assim, Ele fica dentro de nós”. Destacou dom Geovane.

As celebrações de Corpus Christi no Brasil

***
Da Redação, com informações e fotos das Arquidioceses de Salvador, Rio de Janeiro, Aparecida e Belo Horizonte.