• Notícias
  • CORDIS participa do Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra
CORDIS participa do Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

CORDIS participa do Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

A Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB através do setor de Espaço Litúrgico, realizou de 19 a 23 de setembro a 11ª edição do Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. 

Durante os cinco dias de encontro, diversas palestras temáticas e oficinas foram realizadas com os participantes. Representantes da CORDIS estiveram presentes no evento e participaram da oficina “Vestes Litúrgicas: Revestidos de Cristo”, coordenada pelo monge beneditino Jerônimo Pereira.

“O encontro, produtivo e instrutivo, além de nos proporcionar a possibilidade de mais conhecimento sobre a história e a evolução das vestes litúrgicas na Igreja, veio também confirmar que a simplicidade e a sobriedade, praticadas na confecção dos paramentos é o caminho certo trilhado nestes 25 anos de serviço que a CORDIS oferece à Igreja no Brasil”, afirmou a coordenadora de produção da CORDIS Indústria, Eliane Machado Falke.

“Tudo o que fazemos no campo da Arte Sacra, expressa o mistério de Cristo e o anúncio do seu Evangelho. Também os paramentos litúrgicos são a expressão do Cristo na pessoa do Sacerdote”, completou o coordenador da loja CORDIS Aparecida, Marcos Vinicius Fonseca Portes.

“A simplicidade toda espontânea dos antigos hábitos monásticos nos ensina que o poder expressivo da veste é muito mais eficaz, quando, como tudo na liturgia, a sua forma corresponde à sua lógica em si mesma” concluiu, após sua apresentação, o coordenador da oficina, dom Jerônimo Pereira, OSB.

Os Encontros Nacionais começaram a ser desenhados em 1967 e a partir de 1996 uma equipe foi formada e os encontros se estruturaram. Desde então, o número de participantes aumenta cada vez mais, tornando esses encontros, eventos oficiais da Igreja no mundo acadêmico.

A cada edição, de maneira itinerante, uma universidade é convidada a ser parceira na realização do encontro. A parceria com a PUCPR possibilitou a realização da apresentação de comunicações e trabalhos acadêmicos promovendo o intercâmbio de pesquisas na área da arquitetura e arte sacra. Vale registrar a presença do grande teólogo e mosaicista Pe Marko Ivan Rupnik, como principal conferencista do evento.