• Notícias
  • Conheça os retratos oficiais dos pastorinhos de Fátima
Conheça os retratos oficiais dos pastorinhos de Fátima

Conheça os retratos oficiais dos pastorinhos de Fátima

Foram apresentados em Fátima (Portugal), os retratos oficiais dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, que serão canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio. 

As imagens têm como base uma fotografia que data de 1917 e que foi utilizada para a beatificação de Francisco e Jacinta no ano 2000.

Uma nota da Postulação da causa de canonização dos pastorinhos explica que “Jacinta olha de frente para o observador, em atitude de interpelação; Francisco ergue os olhos ao alto, apontando para uma atitude eminentemente contemplativa”.

As imagens serão colocadas no exterior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima durante a cerimônia de canonização, que o Papa Francisco presidirá.

Conheça os retratos oficiais dos pastorinhos de Fátima

As duas crianças seguram um terço nas mãos e uma candeia e possuem uma auréola sobre a cabeça, por sua santidade, em formato de peça de ourivesaria símbolos diferenciados.

No caso de Francisco, a auréola tem a silhueta do Anjo de Fátima e as espécies eucarísticas, enquanto a de Jacinta mostra as figuras do Papa e da Virgem Maria, representada com o seu Coração Imaculado.

Os retratos foram trabalhados pela artista plástica Sílvia Patrício, de 43 anos, licenciada pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

***
Da Redação, com informações do portal ACI Digital.