A Assembleia Geral reunirá cerca de 370 bispos dos dezoito regionais da CNBB e, como de costume, serão tratados temas relacionados à realidade socioeconômica e política do Brasil e o debate central se realizará em torno da questão da “Iniciação à vida cristã”.
A 55a Assembleia Geral da CNBB iniciará no dia 26, às 7h30, com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida. A cerimônia de instalação da AG acontecerá no mesmo dia, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho.
Todos os dias – exceto no domingo, dia 30 – serão celebradas missas com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida. Haverá transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão.
Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, sendo duas pela manhã (9h15 às 12h45) e duas à tarde (15h40 às 19h30). As entrevistas coletivas acontecerão sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia. O porta-voz será o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci Nicioli.
O retiro dos bispos iniciará no dia 9 de abril, às 15h30, e terminará no domingo, 10, às 11h30, com uma missa no Santuário de Aparecida. O pregador será o abade trapista Dom Bernardo Bonowitz.
Haverá uma celebração Ecumênica no dia 2 de maio, recordando os 500 anos da Reforma Protestante. Na quinta-feira, dia 4 de maio, será realizada uma Sessão Mariana, em comemoração pelos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e 100 anos das Aparições de Fátima.
A cerimônia de encerramento da Assembleia será realizada no Centro de Eventos, no dia 5 de maio, às 10h30.
***
Foto destaque Thiago Leon – Portal A12