• Notícias
  • Campanha da Fraternidade: Bispo da Diocese de Colatina/ES recebe vereadores para falar sobre o tema
Campanha da Fraternidade: Bispo da Diocese de Colatina/ES recebe vereadores para falar sobre o tema

Campanha da Fraternidade: Bispo da Diocese de Colatina/ES recebe vereadores para falar sobre o tema

Na manhã desta quarta-feira (8/3), o bispo da Diocese de Colatina no Espírito Santo, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, recebeu os vereadores da Câmara Municipal do município para uma conversa a respeito da Campanha da Fraternidade 2017. 

Nove dos quinze vereadores responderam ao chamado do bispo, que acolheu o grupo e destacou a importância de agir em favor do meio ambiente, especialmente do bioma Mata Atlântica, que corta a região capixaba.

Campanha da Fraternidade: Bispo da Diocese de Colatina/ES recebe vereadores para falar sobre o temaO professor Abrahão Alexandre Alden Elesbon, que é coordenador do curso de saneamento ambiental do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, apresentou os principais pontos discutidos pela Campanha da Fraternidade deste ano e algumas propostas de ação prática. Ele enfatizou que o homem deve ser o cuidador dos recursos e, portanto, deve cuidar de sua casa comum. Proteger as nascentes, apoiar a produção e o consumo de produtos agroecológicos e a recuperação de áreas degradadas são algumas das atividades que podem contribuir para a recuperação dos biomas.

Após a fala do professor Abrahão, os vereadores fizeram perguntas e colocações. O momento encerrou-se com um café da manhã.

Homenagem à vereadoraCampanha da Fraternidade: Bispo da Diocese de Colatina/ES recebe vereadores para falar sobre o tema

Aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, dom Wladimir homenageou com flores a única vereadora da Câmara Municipal de Colatina, Audréya Mota França Bravo.

 

 

 

Campanha da Fraternidade

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.

Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a proposta é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Para ele, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirma.

O texto-base está dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões do tema sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017.

***
Da Redação, com informações e fotos da Diocese de Colatina.