• Notícias
  • Câmara dos Deputados presta homenagem a Campanha da Fraternidade 2017
Câmara dos Deputados presta homenagem a Campanha da Fraternidade 2017

Câmara dos Deputados presta homenagem a Campanha da Fraternidade 2017

A Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (13) sessão solene em homenagem ao lançamento da Campanha da Fraternidade 2017, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano aborda “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, com o lema “Cultivar e guardar a criação”.  

Representando a Igreja do Brasil estavam presentes o Cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Bispo auxiliar de Brasília e Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner e o Padre Luis Fernando da Silva, que é coordenador da Campanha da Fraternidade 2017.

A homenagem foi solicitada pelos deputados Alessandro Molon (Rede-RJ), Carlos Zarattini (PT-SP), Izalci Lucas (PSDB-DF), Luiz Couto (PT-PB)P), Nelson Pellegrino (PT-BA), Roney Nemer (PMDB-DF) e Vicentinho (PT-SP).

 

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lembrou a importância do tema deste ano.

“O Brasil tem uma das biodiversidades mais ricas do mundo. A Campanha da Fraternidade de 2017 vai se debruçar sobre os quatro maiores deles: Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Graças à abrangência, vai haver debate dos grandes centros aos mais remotos vilarejos do País, educando, ensinando e inspirando iniciativas que contribuam para a sustentabilidade das nossas riquezas naturais.”

Câmara dos Deputados presta homenagem a Campanha da Fraternidade 2017

Dom Leonardo Steiner. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Com a palavra, Dom Leonardo agradeceu a oportunidade de expor o tema da Campanha na “Casa do Povo”. O Secretário-geral falou da importância dos Biomas para a vida dos seres humanos e explicou o real sentido da Campanha deste ano, que quer aprofundar na questão da vida e do cuidado e atenção na preservação dos Biomas naturais.

Dom Leonardo aproveitou o ensejo para salientar às autoridades dos poderes públicos o quão importante é criar políticas públicas de preservação dos Biomas, e deu como exemplo o próprio Bioma Cerrado, no qual, por falta de preservação está sendo destruído e já vem dando sinais do seu desgastes, como por exemplo, na falta de água.

Câmara dos Deputados presta homenagem a Campanha da Fraternidade 2017

Cardeal Dom Sergio da Rocha. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Ao final da Sessão, o Cardeal Dom Sergio da Rocha também agradeceu a abertura da Casa para a homenagem à Campanha. Dom Sergio explicou que a Campanha nos convida a não só conhecer mais sobre os Biomas do Brasil, mas também a conscientizar sobre a real colaboração de cada um na preservação desses ambientes.

Referindo-se à mensagem do Papa Francisco que foi transmitida ao Brasil pelo lançamento da Campanha da Fraternidade, Dom Sergio destacou a valorização dos povos originais, em especial, os povos indígenas, “devemos defender a vida e cultura desses povos”.

O cardeal também pediu uma maior participação dos poderes públicos na criação de ações de preservação dos Biomas, além de criação de leis de proteção ambientais mais incisivas e diretas. A Sessão foi encerrada com o Hino e clipe da Campanha da Fraternidade 2017.

***
Da Redação, com informações da Agência Câmara Notícias e da Rádio Vaticano.
Foto destaque Luis Macedo/Câmara dos Deputados