• Notícias
  • Assessores da CNBB contribuem para texto do tema central da 55ª AG

Assessores da CNBB contribuem para texto do tema central da 55ª AG

Encontro do Grupo de Assessores da CNBB iniciou com retiro cuja temática foi o itinerário do discípulo de Jesus. 

Reunidos desde o dia 6 de fevereiro, quando iniciou o retiro espiritual, o Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, hoje e amanhã, momentos de estudos sobre o tema central da 55ª Assembleia Geral da entidade e sobre elementos da eclesiologia do papa Francisco. Este é o primeiro encontro do GA neste ano de 2017.

As atividades tiveram início no Centro Marista de Formação Vila Campagnat, em Brasília (DF), onde aconteceu o retiro, entre os dias 6 e 8 de fevereiro. Na ocasião, os assessores das Comissões Episcopais de Pastoral da CNBB refletiram sobre o itinerário do discípulo de Jesus, considerando os processos do “encontro, da conversão, do discipulado, da comunhão e da missão”, a partir do Documento de Aparecida e dos Evangelhos.

Iniciação cristã

Na manhã de hoje, 9, os assessores partiram para mais uma fase do encontro, que no início do ano tem duração de uma semana, envolvendo o retiro, a reunião em si e estudo. A pauta do dia são as contribuições para o texto do tema central da 55ª Assembleia Geral da CNBB: “Iniciação à vida cristã no processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo”. A assembleia acontecerá em Aparecida (SP), de 26 de abril a 5 de maio.

“Os assessores têm dado uma boa contribuição aos outros textos que se tornaram depois documentos da CNBB. Ao discutirem agora, ao proporem emendas, sugestões e mudanças, poderão ajudar a melhorar e aprofundar o sentido do texto”, afirma o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, que ressalta que as contribuições maiores virão, naturalmente, das Comissões que estão mais envolvidas com o tema da iniciação à vida cristã, como Liturgia, Animação Bíblico-Catequética e os setores Universidades e Cultura, ambos da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB. 

De acordo com o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, o texto preparativo para a 55ª Assembleia Geral foi enviado no dia 5 de dezembro a mais de 700 pessoas, entre bispos, assessores e especialistas na temática. Após esta etapa, a Comissão responsável pelo texto irá reunir-se para estudar as propostas que tiverem chegado e preparar o texto que será entregue à Assembleia.

Eclesiologia do papa

Amanhã, o padre Vitor Feller Galdino, da arquidiocese de Florianópolis (SC), irá conduzir um estudo sobre a eclesiologia do papa Francisco. Dom Leonardo Steiner aponta a inspiração que emana do papa argentino.

“O papa tem servido de inspiração para todos nós: uma Igreja mais missionária, que vai ao encontro das pessoas, misericordiosa, reconciliadora, mais transparente – em todos os sentidos, não apenas em questões morais. Uma Igreja que realmente saiba ser fermento na massa, ser sal da terra e luz do mundo”, pontua. Para o secretário geral da CNBB a reflexão sobre a eclesiologia do papa Francisco poderá os envolvidos com as atividades da CNBB a terem mais lucidez à própria ação evangelizadora. “Mas porque também não na nossa inserção nas nossas Igrejas, cada um com seu ministério, cada um com seu serviço dentro da Igreja”, conclui.

***
Fonte e Foto: CNBB