• Notícias
  • Arquidiocese de Montes Claros tem novo Arcebispo Coadjutor
Arquidiocese de Montes Claros tem novo Arcebispo Coadjutor

Arquidiocese de Montes Claros tem novo Arcebispo Coadjutor

O Papa Francisco nomeou dom João Justino de Medeiros Silva, até agora Bispo titular e Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, como novo Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros. 

Dom João Justino de Medeiros Silva nasceu em 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. Ele completou seus estudos em Filosofia (1985-1988) e teologia (1988-1992) no Seminário da Arquidiocese de Santo Antônio, em Juiz de Fora. No mesmo ano obteve um Bacharelado em Educação do Centro Superior de Ensino de Juiz de Fora (1988); Mestre em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (1992-1993); O License (1997) e doutorado (2003) em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Em 13 de dezembro de 1992, foi ordenado sacerdote e foi incardinado na Arquidiocese de Juiz de Fora, na qual ocupou os seguintes cargos: Vigário paroquial; pastor; coordenador regional pastoral; Coordenador do Conselho Presbiteral; Professor, Vice-Reitor e depois reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio; Membro do Conselho dos Párocos e do Colégio de Consultores; Professor e Coordenador do Curso de Teologia; Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude.

Além disso, foi Conselheiro e depois perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Secretaria de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) Regional Leste 2. Em 21 de dezembro de 2011, foi eleito Bispo titular de Tullia e Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, recebendo a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012. Como parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil atualmente é Presidente da Comissão de Cultura e Educação.

***
Com informações da Sala de Imprensa do Vaticano.