• Notícias
  • #55AGCNBB: Confira a programação do terceiro dia da assembleia dos bispos
#55AGCNBB: Confira a programação do terceiro dia da assembleia dos bispos

#55AGCNBB: Confira a programação do terceiro dia da assembleia dos bispos

A nota, que trata do momento político pelo qual passa o Brasil e envia uma mensagem de ânimo e esperança aos trabalhadores brasileiros, será tratada na Coletiva de Imprensa, às 15h. 

A realidade dos bispos eméritos será um dos assuntos a ser tratado nesta sexta-feira, dia 28. Trata-se dos bispos que completaram 75 anos, idade limite para exercer o ministério episcopal, e apresentaram seu pedido de renúncia ao Papa. Com o pedido aceito, eles tornam-se eméritos. Ao todo, no Brasil, são 173 bispos eméritos do conjunto de 491 bispos. 51 bispos eméritos participam da 55ª Assembleia Geral.

Estes bispos continuam sendo bispos, uma vez que receberam a ordenação episcopal, mas já não têm propriamente um ofício para exercer, como o comando de uma diocese. Isso, porém, não significa que eles não são mais ativos.

Outro assunto a ser aprofundado pelos bispos, é um roteiro, organizado por uma comissão especial, que orientará a Celebração da Palavra de Deus nas comunidades onde não há presença frequente de um padre. Caso de comunidades mais remotas, onde leigos/as assumem o desafio de manter a experiência oração comunitária.

2º MEETING POINT

Às 9h, no segundo Meeting Point, será abordado o tema: “Desafios da Igreja Local e a Convivência com o Semi-árido”, com o bispo de Crateús-CE, dom Ailton Menegussi.

Coletiva de Imprensa

A CNBB realizará entrevista coletiva à imprensa, às 15h, na Sala de Coletivas de Imprensa, com a participação do bispo de Paranavaí (PR), dom Geremias Steinmetz; o arcebispo emérito de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira; e o arcebispo de São Luiz (MA), dom José Belisário da Silva. Os bispos apresentarão a mensagem aos trabalhadores, a realidade dos bispos eméritos no Brasil e as reflexões sobre o roteiro com orientações para as celebrações da Palavra de Deus.

O Blog CORDIS está em Aparecida com uma cobertura especial da assembleia no blog e em nossas redes sociais. Acompanhe!

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | #BlogCordis