Como a própria palavra sugere são quarenta dias que vão da Quarta Feira de Cinzas, até a Missa da Ceia do Senhor na Quinta feira Santa.
TEMPO DA QUARESMA
É tempo de preparação para a Páscoa. Tempo de penitência no qual se ouve com mais freqüência a Palavras de Deus juntamente com os irmãos e irmãs. É tempo de confissão e conversão. É tempo das Vias Sacras nas igrejas e ruas da cidade. É tempo de reflexão e oração.
ESMOLA, JEJUM E ORAÇÃO são estas as orientações propostas por Jesus no Evangelho de São Mateus proclamada na Celebração das Cinzas.
Na Quaresma usam-se paramentos de cor roxa e os ornamentos da Igreja devem ser mais discretos. No 3º domingo (Laetare) pode-se usa a cor rósea. O Símbolo principal desse tempo litúrgico é a Grande Cruz que ficará exposta em lugar bem visível ao longo dos quarenta dias.
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
O tempo quaresmal é iniciado com a solene Celebração das Cinzas (missa ou celebração da Palavra).
Essa quarta feira não tem dia fixo no calendário. São quarenta dias antes da Páscoa que é uma festa móvel. Nessa celebração é feita a bênção e a imposição das cinzas como sinal de penitência. As cinzas são obtidas com a queima dos ramos de oliveira e palmeiras bentos e usados na Procissão do Domingo de Ramos do ano anterior.
A cor que marca esse dia assim como toda a quaresma é o roxo. Mas o que chama a atenção é o grande número de pessoas que buscam as igrejas nesse dia. Verdadeiras multidões! Terminada a celebração, algumas pessoas querem um pouco das cinzas para levar àquelas que não puderam ir à igreja. Isso é muito edificante!
***
Fotos: Blog Cordis