A oração piedosa da Via Sacra durante a Quaresma

Via Sacra na Quaresma

A oração da Via Sacra durante a Quaresma é uma forma piedosa de rememorar e atualizar o caminho doloroso percorrido por Jesus Cristo, Nosso Senhor dos Passos.

A centralidade da fé cristã está na pessoa de Jesus, o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar. Em Jesus, Deus nos oferece a Salvação!

Celebrar o Mistério Pascal de Jesus requer um tempo de preparação que chamamos de Quaresma. Nesses quarenta dias os cristãos buscam, através do exercício da meditação, da oração, do jejum e da solidariedade com os irmãos, chegar preparados para celebrar esse grande momento da nossa fé: A PÁSCOA.

Um dos modos bem conhecidos da devoção cristã é a oração da Via Sacra durante a Quaresma. Também conhecida como Via Crucis (caminho da Cruz), essa tradição se iniciou no séc. X na época das Cruzadas e nas peregrinações à Terra Santa onde os fiéis, recordando e meditando a Paixão de Jesus, percorriam a Via Dolorosa naqueles Santos lugares em Jerusalém.

Hoje, essa devoção é muito difundida e faz parte da espiritualidade de muitos cristãos durante a Quaresma. Realizado dentro das igrejas, esse exercício espiritual (e físico), também é praticado nas praças e ruas das cidades com a participação de grande número de fiéis.

Em muitas paróquias são encenadas, com criatividade, algumas passagens da Paixão do Senhor, levando as pessoas a vivenciarem os sofrimentos daquele que morreu na Cruz para nos salvar. São 14 estações que lembram esses momentos dramáticos, desde o falso tribunal presidido por Pôncio Pilatos até o Monte Calvário, lugar da crucifixão.

Para facilitar a visualização desses momentos, artistas plásticos, ao longo dos séculos, desenvolveram os Quadros da Via Sacra. Escritores sacros também elaboraram roteiros, enfatizando temas relevantes do mundo atual, como por exemplo os textos das vias sacras apresentados pela CNBB na Campanha da Fraternidade a cada ano.

 

AS ESTAÇÕES DA VIA SACRA

As estações da Via Sacra são assim descritas:
I – JESUS É CONDENADO À MORTE
II – JESUS CARREGA A CRUZ ÀS COSTAS
III – JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
IV – ENCONTRO DE JESUS COM SUA MÃE
V – SIMÃO CIRINEU AJUDA A JESUS A CARREGAR A CRUZ
VI – VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS VII – JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
VIII – JESUS CONSOLA AS FILHAS DE JERUSALÉM
IX – JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ
X – JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES
XI – JESUS É PREGADO NA CRUZ XII – JESUS MORRE NA CRUZ
XIII – JESUS É DESCIDO DA CRUZ
XIV – JESUS É SEPULTADO

O Papa João Paulo II sugeriu uma décima-quinta estação na Via Sacra para recordar a Ressurreição de Cristo, ela é opcional e não entra na estrutura tradicional da Via Sacra assim como os Mistérios Luminosos no Rosário.
A oração da Via Sacra é feita de modo humilde e piedoso. A cada estação, diante da Cruz de Jesus os fiéis rezam ajoelhados: “Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos, porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo”.

Autor: Padre Ernandes Samuel Fantin
Diocese de Colatina