• Artigos
  • Nossa Senhora de mil nomes… por Pe Valdivino Guimarães C.Ss.R.
Nossa Senhora de mil nomes... por Pe Valdivino Guimarães C.Ss.R.

Nossa Senhora de mil nomes… por Pe Valdivino Guimarães C.Ss.R.

O nome de uma pessoa tem certa importância por fazer parte de sua identidade, é bom quando somos chamados pelo nosso nome, nos sentimos bem e acolhidos. 

A jovem de Nazaré, escolhida para ser mãe do Messias recebe um nome. Costumo dizer que no evangelho da anunciação ela recebe três nomes, a saber, um é dado pela sociedade: Maria, por este ela era conhecida pelos familiares e vizinhos; outro nome foi dado pelo anjo que a visita: Cheia de Graça, este, foi o nome que o céu lhe deu; o outro nome ela mesma se deu: Serva do Senhor. AlémNossa Senhora de mil nomes... por Pe Valdivino Guimarães C.Ss.R. destes muitos outros nomes foram surgindo, dados pela Igreja e também pela devoção do povo.

Sobre a origem do nome de Maria não há unanimidade por parte dos teólogos e pesquisadores. Há uma possibilidade de que seja de origem hebraica, outra, de que seja de origem egípcia. Se for de origem hebraica, significa Senhora; se egípcia, traz como significado, Amada de Deus.

Nossa Senhora de mil nomes... por Pe Valdivino Guimarães C.Ss.R.Na bíblia a Virgem Maria ganha muitos nomes. No evangelho de Lucas, onde fala da anunciação, fica claro o nome social, o nome dado pelo céu e o que ela mesma se dá. “Um anjo foi enviado a uma jovem de Nazaré chamada Maria”. Nesse mesmo texto está em destaque o nome que o anjo lhe dá: Cheia de graça. Após a visita do anjo, Maria responde: Eis aqui a serva do Senhor, este, é outro nome que ela mesma se dá.

O evangelista Mateus cita o nome da Virgem por cinco vezes; Marcos, apenas uma vez; Lucas, que é tido como o evangelista mariano, o que mais fala sobre Nossa Senhora, cita seu nome por doze vezes; João não a chama pelo nome social, prefere chama-la de: mãe de Jesus ou de sua mãe. Fora dos evangelhos, o nome da Virgem aparece apenas uma vez, isso, no livro dos Atos dos Apóstolos quando faz referência a sua presença na comunidade, quando o Espírito Santo se manifesta entre todos.

Não nos custa lembrar que quando Maria visita sua prima Isabel, esta, a chama de bendita entre as mulheres e mãe do meu senhor. Como percebe, muitos nomes lhe foram dados, mas todos nos faz entender que ela não era uma mulher qualquer, e sim, a mãe do Salvador.

Vinte séculos se passaram, e a Mãe de Deus ainda hoje continua ganhando muito nomes, já se falam em mais de mil títulos, e todos eles vão se caracterizando como nomes para a Virgem.

Estes títulos fazem alusão a vida de Maria e a sua missão. Quanto ao que tange sua missão, destacamos: Mãe de Deus, Mãe da Igreja, Mãe do Salvador, Nossa Senhora e tantos outros. Outros Nossa Senhora de mil nomes... por Pe Valdivino Guimarães C.Ss.R.exaltam suas qualidades: Mãe Santíssima, Mãe Admirável, Mãe de Misericórdia. Outros ainda nos fazem recordar fatos de sua peregrinação terrena, ou seja, de sua vida: Rainha Concebida Sem Pecados, Senhora da Visitação, Senhora das Dores, da Glória… Não podemos nos esquecer daqueles nomes que nos faz lembra-la como aquela que intercede por nós: Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e tantos outros que nos faz voltar ao acontecimento do casamento em Caná, que nos apresenta a Virgem como a intercessora.

Os muitos nomes que ela recebeu e continua recebendo, manifestam a fé da Igreja e a criatividade da piedade popular de nossa gente. Para muitos ela continua sendo invocada, venerada, bendita com um nome que resume todos os já citados: Mãe. E este, tenho certeza que soa como uma doce cantiga aos ouvidos da Mãe de Deus, e é com este que preferimos chama-la.

Nossa Senhora de muitos nomes, rogai por nós!

***
Pe. Valdivino Guimarães, CSsR
Diretor da Academia Marial de Aparecida

 

 

Missionário redentorista, graduado em Filosofia pela PUC-Campinas e Teologia pelo ITESP. Foi Prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida, de 2011 a 2014. Desde 2015 atua como diretor da Academia Marial de Aparecida, onde realizou dois Congressos com os temas: “ICONOGRAFIA DE APARECIDA – A Teologia da Imagem”, em 2015, e “Maria na Liturgia e na Piedade Popular”, em 2016. Prepara para este ano um novo Congresso para celebrar o Jubileu de Nossa Senhora Aparecida: “Aparecida: 300 anos de fé e devoção”. Ainda pela Academia Marial organizou os livros: “Maria, trono da sabedoria”; “Iconografia de Aparecida”; “Maria na Liturgia e na Piedade Popular”, com previsão de lançamento para agosto de 2017.  Ministra palestras sobre Liturgia, Espaços Litúrgicos e Mariologia.

Fotos extraídas do catálogo elaborado pelo Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia, publicado em 2001, com a contribuição dos fotógrafos Marisa Vianna e Raimundo Bandeira. O catálogo é parte integrante da Biblioteca CORDIS.