Nessa linha de compreensão, CORDIS tem dois grandes aliados:
Cáritas Diocesana
O rosto social da Igreja, reconhecida pela CNBB como uma instância oficial para a promoção da ação social.
De forma viva e concreta, a CÁRITAS vem cumprindo sua missão de testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural junto às pessoas em situação de exclusão social.
A CARITAS Diocesana de Colatina promove ações de assistência social e saúde nos 17 municípios compreendidos nesta Diocese.
Através de suas unidades filiais e projetos, essas ações beneficiam diretamente mais de 1000 pessoas (crianças, adolescentes, mulheres, homens, idosos e usuários de substâncias psicoativas).
Fazenda da esperança
“A Fazenda da Esperança Santa Luzia ainda dá os primeiros passos. Muitas obras devem ser feitas para que seu funcionamento seja pleno. Consideramos a inauguração da Capela um marco importante, pois consolidamos, assim, a espiritualidade e a fé, duas forças essenciais no processo de recuperação.” Dom Décio Zandonade, bispo emérito da Diocese de Colatina.
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que tem o objetivo de apoiar a recuperação de dependentes de substâncias psicoativas. São mais de 120 unidades em quase todos os estados brasileiros e em 17 países. No Espírito Santo, existem três: em Alegre, Serra e Colatina.
No dia 18 de dezembro de 2016, foi inaugurada a capela da Fazenda da Esperança, com celebração presidida pelo bispo emérito dom Décio, com a presença da diretoria nacional.
A Capela Santa Luzia é um lugar importante na Fazenda, pois é ali que todas as atividades religiosas e litúrgicas são celebradas. O espaço é utilizado diariamente por padre e acolhidos.
A CÁRITAS e a FAZENDA DA ESPERANÇA contam com o apoio e a colaboração de muitas pessoas, organizações privadas e governamentais.
CORDIS está entre essas organizações e, de forma permanente se envolve e se compromete com suas ações.
CORDIS, socialmente responsável.
***
Por Padre Ernandes Samuel Fantin
Chanceler e Diretor do Grupo CORDIS